A postura exercida pelo professor, especialmente de língua materna, deve basear-se na constante capacitação tanto de conhecimentos teóricos necessários quanto de práticas metodológicas eficientes para o ensino. É, então, função do educador mediar o processo ensino-aprendizagem, objetivando o êxito do seu trabalho.
A partir dessa contextualização, as circunstâncias sociais aliadas aos papéis assumidos pelo professor e pelo aluno no momento de interação em sala de aula, co-atuantes nesse processo, caracterizam a escola enquanto instituição de transferência, desenvolvimento e aquisição de conhecimento. Para que esses aspectos, que envolvem o espaço didático, sejam concretizados faz-se necessário relacionar teoria e prática, dispondo de saberes pré-estabelecidos vinculados às práticas sociais do aluno e a saberes cognitivos desenvolvidos por esses aprendizes. Desse modo,
são fundamentais à profissão docente tanto os conhecimentos científicos, quanto os saberes da prática (isto é, experienciais ou docentes) (...) perpassados por elementos sociais, ético-políticos, culturais, afetivos e emocionais. (BEZERRA, 2005, p.158)
Assim, o professor em formação necessita pensar em como irá desenvolver trabalhos voltados à realidade social dos alunos, com o intuito de fornecer a estes conhecimentos gramaticais, abordagens estruturais e pontos teóricos, em geral, associado ao uso efetivo da língua nas diferentes instâncias sociais, na qual se apresentam, ou mesmo atender as expectativas e atividades propostas pelos professores das disciplinas no curso de graduação.
Essa atividade reflexiva na formação inicial torna o trabalho do professor ainda mais importante, tendo em vista ser ele o principal agente da formação crítica de outros, num “sabe-fazer” que dá continuidade há uma corrente sequencial de ensino-aprendizagem extremamente relevante para o ensino.
Levando em conta que “ao refletir sobre os prováveis/possíveis objetos de ensino, à luz das teorias estudadas, o professor em formação aponta para concepções e visões norteadoras do trabalho docente” (RAFAEL apud SIGNORINI, 2007, p.198) nos propomos com este blog apresentar reflexões acerca do trabalho do professor de língua materna, assim como atividades aplicadas e trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, com a finalidade de auxiliar alunos de letras em formação inicial, a compreenderem certos conteúdos, embasar teoricamente atividades e nortear trabalhos práticos em sala de aula, com sequencias e propostas de atividades.
Que este auxilio contribua, ainda, para a formação de uma concepção de trabalho docente reflexivo, interativo e voltado para às práticas sociais.
Bem vindo a Era da formação inicial auxiliada por práticas digitais!
Algumas referências
BEZERRA, Maria Auxiliadora. A escrita em contexto de formação continuada: objeto a aprender e objeto a ensinar. In: Signorini, Inês. (org.) Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação dos professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
RAFAEL, Edmilson Luiz. Didatização de saberes acadêmicos sobre escrita na formação do professor de língua portuguesa. In: Signorini, Inês. (org.) Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação dos professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
MEIRA, G. H. S. e SILVA, Williany Miranda da. Análise Linguística em gêneros orais formais. In: VII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, (PIBIC/CNPq/UFCG, 2009-2010).
Elisa, Glenda e Glória (EGG)
Deu trabalho, mas está tão lindo nosso blog!
ResponderExcluir=]