Tudo de Novo! busca dar subsidio, ainda que mínimo, aos estudantes de Letras, que muitas vezes não compreendem o que lhes é solicitado ou têm dificuldade na produção de certos gêneros, de modo que tenham uma visualização de materiais já produzidos na academia.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Proposta de trabalho introdutório com o gênero entrevista a partir de tema específico

 Série: 9º Ano
Tempo: 2h30min

Objetivos específicos:
  • Promover situações de interação/socialização do grupo a partir de uma dinâmica de apresentação que introduz a temática “Tribos urbanas”;
·         Sistematizar um conhecimento geral acerca da temática proposta com a utilização de recursos textuais e midiáticos;
·         Ler e compreender/ interpretar o gênero entrevista, enfatizando de modo introdutório suas especificidades composicionais e estruturais, sobretudo no que diz respeito à formulação de perguntas;
·         Produzir, na modalidade escrita da língua, perguntas e prováveis respostas de uma entrevista, relacionando tema, gênero e suas peculiaridades.
                                                      
Conteúdos:
·         Leitura: 1. Levantamento de saberes sobre o tema; 2. Leitura e interpretação de artigo de opinião; 3. Apreciação de entrevistas; 4. Interpretação oral e escrita dos textos lidos e apreciados;
·         Estudo do gênero entrevista: funcionalidade do gênero, o papel dos envolvidos, a utilização da contextualização e das perguntas norteadores de seu desenvolvimento.
·         Escrita: Produção de perguntas para a entrevista;

Estratégias metodológicas
Primeiro contato: Apresentação do grupo de professores do curso e dos alunos em duas etapas.  Na primeira etapa, a turma, incluindo estagiários e alunos, receberá uma folha de papel na qual serão motivados, pela dupla estagiária do módulo, a escreverem o nome de um ídolo musical – cantor (a) ou banda - seguido de pelo menos cinco características que o descrevem e que, portanto, aproximam-no do aluno; na segunda etapa, também motivados pelos estagiários, deverão ficar em pé e embalados pela música (estilos diversos) passear pela sala. Ao sinal dos estagiários (desligar a música), eles formarão duplas com a pessoa mais próxima a fim de interagirem através da apresentação das respostas da primeira etapa, observando e discutindo as afinidades do outro. Essa atividade ocorrerá gradativamente: duplas, grupos de quatro pessoas, seis pessoas, dez pessoas até que se tenha um grupo de todos os participantes, de forma que todos possam se conhecer. Ao final, a dupla de estagiários indagará sobre o que os participantes sentiram com a dinâmica, desenvolvendo uma breve discussão sobre os estilos de cada um.
Concluiremos a dinâmica estabelecendo a relação entre esta, no tocante às músicas utilizadas, às respostas dos alunos e a importância de reconhecer/respeitar o gosto dos outros, e a proposta do curso.
(Tempo estimado: 30 minutos)

Construção da temática: Apresentação do vídeo “A liga – tribos urbanas, parte 1 (Band)” com o objetivo de produzir o levantamento das ideias que os alunos têm acerca da temática do curso para construir uma relação entre estilos musicais e a formação e caracterização das tribos urbanas auxiliados pela apresentação em slides.
(Tempo estimado: 20 minutos)


Leitura do artigo e dinâmica da caixa: Será entregue a cada aluno uma cópia do artigo “Grupos jovens – tribos urbanas” do qual se fará uma leitura silenciosa seguida da leitura oral de um aluno da turma. Os alunos deverão produzir questionamentos e/ou comentários que serão postos numa caixa preta, em seguida, sorteados por alguns alunos (em torno de oito) para discussões sobre o artigo.
Ao término, refletiremos sobre possíveis perguntas do tema ainda não respondidas, introduzindo a proposta seguinte: o trabalho com a entrevista.
(Tempo estimado: 40 minutos)

Leitura e exploração da entrevista: No primeiro momento, cada aluno receberá uma cópia da entrevista da psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari ao Pe. Marcelo Rossi sobre as Tribos urbanas e o comportamento adolescente. No segundo momento, teceremos comentários sobre a temática da entrevista e estudaremos, ainda que brevemente, o gênero.
Para isso, com o auxílio do quadro e de forma expositiva-dialogada,  discutiremos a respeito do gênero apresentado, enfocando aspectos introdutórios relativos à funcionalidade, objetivos, destinatário e estruturação, especialmente quanto à formulação de perguntas. Todo esse desenvolvimento estará pautado na construção do conhecimento sobre a entrevista, haja vista a interação professor-aluno e aluno-texto.
  (Tempo estimado: 30 minutos)

 Atividade: Em grupos de três, os alunos deverão formular questionamentos para supostos entrevistados de comunidades diversas - emos, góticos, funkeiros, punks, roqueiros, coloridos, entre outros – à luz das discussões temáticas e de construção de perguntas. As perguntas deverão ser entregues para os estagiários, a serem retomados na aula seguinte, sendo os alunos motivados a refletirem no ambiente extraclasse sobre elas, bem como a produzirem novos questionamentos, se for o caso.
(Tempo estimado: 20 min)
Concluindo a aula: as estagiárias apresentarão a proposta de uma comunidade na rede de relacionamentos Orkut – Tribos urbanas: qual é a sua? - com postagens em fóruns, avisos, enquetes e fotos - uma vez que promove a relação de sala de aula com o ambiente virtual e possibilita o acesso mais geral da população.
(Tempo estimado: 10 minutos)

Materiais utilizados:
Folhas de papel; computador e data show para apresentação de músicas, vídeo e slides; cópias do artigo e da entrevista para serem entregues aos alunos; e máquina fotográfica.

Referências:


SCHIO, Pe. Adilson.  Grupo de jovens: Tribos urbanas. Artigo publicado na edição 263, agosto de 1995, página 6. Disponível em <http://www.pucrs.br/mj/subsidios-grupo_jovens> - Acessado em 31/08/2010
Tribos Urbanas. Programa A Liga. São Paulo: Band, 06 de julho, 2010. Programa de televisão. Disponível em <http://www.youtube.com/user/SraKRosa#p/u/61/6errAnhC4Bk> - Acessado em 13/09/2010.
TESSARI, Olga. Tribos urbanas. Disponível em <http://www.olgatessari.com/id227.htm> - Acessado em 31/08/2010

Plano executado na disciplina Prática de Ensino de Lingua Portuguesa I, ofertada no período 2010.2, ministrada pela professora Marcia Candeia. 

Ver mais detalhes em http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=106494903


Nenhum comentário:

Postar um comentário